RDAcesso
RDacesso 3.0
Controle de Acesso e Registro de Software
• Cadastro de Usuários/Senhas com controle de acesso ao MENU (TMainMenu)
• Cadastro Grupos de usuários com níveis de privilégios.
• Registro de Software e Controle de Pirataria
• Registro de Software com Senha de Liberação e Data Limite, impedindo o uso indevido por pessoas não autorizadas Controle de Pirataria).
• Controle de Instâncias do mesmo Sistema, Maximiza o Form e traz para frente automáticamente.
   DOWNLOAD da versão TRIAL totalmente funcional para:

D5   D6   D7   D2005   D2006   D2007   (2009 DXE XDE2 DXE3 DXE4 DXE5 DXE6 * Versão TRIAL não disponível *)


Demonstração e Exemplos:   Exemplos


Help e Documentação:   Documentação


Apresentação:

RDacesso é um componente desenvolvido para que, de uma maneira muito simples e eficiente, permita ao desenvolvedor implementar um Controle de Acesso através do Cadastro de Usuários e Senhas, além de possibilitar um controle sobre as instalações e uso do seu aplicativo, impedindo que usuários "não autorizados" copiem e executem o aplicativo sem que esteja devidamente REGISTRADO.


O RDacesso também é muito utilizado por empresas que LOCAM sistemas limitando seu uso até uma determinada DATA, assim, facilita o bloqueio de clientes inadimplentes.


Novidades

LAYOUT: Totalmente remodelado com muito mais recursos visuais e funcionalidades. (Veja as Telas)
GRUPOS DE USUÁRIOS:

- Agora as permissões são por grupos e não mais definidas para cada usuário.
- Novo Layout e funcionalidades para edição das permissões de acesso, muito mais simples, rápido e eficiente.


CADASTRO DE USUÁRIOS:

- O cadastro de usuários esta mais completo;
- Senha de acesso pode ser alterada pelo próprio usuário (desde que esteja autorizado para isso);
- É possível atribuir status de Administrador (somente administrador pode criar novos usuários e grupos);
- Permite estabelecer uma data limite para uso da senha;
- Permite definir em qual grupo o usuário esta ligado, suas permissões serão as definidas no grupo.


GERENCIADOR DE LICENÇAS:

- É possível visualizar TODAS as instalações (Registro) do aplicativo e saber informações da validade e data da última utilização do aplicativo.
- Permite liberar ou renovar AUTOMATICAMENTE todas as licenças instaladas com uma única CHAVE DE LIBERAÇÂO.
- Permite liberar NOVAS LICENÇAS até a data limite da licença principal sem ter que solicitar uma nova CHAVE DE LIBERAÇÃO.
- Permite controlar o NÚMERO DE LICENÇAS INSTALADAS / LIBERADAS impedindo a liberação de novas instalações. Ideal para licenças comercializadas por número de máquinas (3...5 etc). (O número de licenças autorizadas deve ser passada para o evento OnGetLicencas.


SEGURANÇA:

- A Senha e Usuário MASTER, e outras informações do RDacesso ficam CRIPTOGRAFADAS, mesmo em tempo de projeto, sendo legível apenas no editor de propriedades, ou seja, mesmo editando ou extraindo o Form, estas informações estarão protegidas, dificultando ainda mais possíveis Hackers.


COMPATIBILIDADE:

- O RDacesso 3.0 é totalmente compatível com o RDacesso 2.x, ao rodar o aplicativo pela primeira vez, o RDacesso fará a conversão dos Usuários e Senhas AUTOMATICAMENTE criando os grupos necessários. Depois é aconselhável a revisão das permissões e grupos.


IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA / CONTROLE INTERNO:

- O RDacesso 3.0 usa por Default o SERIAL DO HD, mas agora ele pode ser customizado pelo desenvolvedor, ou seja, você pode escolher o método que desejar para identificar a máquina, impedindo por exemplo a clonagem de HD.
- As rotinas para pegar o SERIAL DO HD, Nº de Série Físico do HD (Fabricante) e MAC ADDRESS estão disponíveis no RDacesso.
- Você pode utilizar qualquer método que desejar, basta passar as informações para o evento OnGetIdMicro.


REGISTRO DO USUÁRIO:

- Nova propriedade TipoRegistro permite escolher como e onde serão gravados os dados de registro das Licenças, podendo ser no REGISTRO DO WINDOWS (default) ou em arquivo tipo TiniFile (Permite controle centralizado). O Local, Nome e Tipo do arquivo pode ser qualquer um, ocultando a informação do usuário. Todas as informações são CRIPTOGRAFADAS.



Principais Recursos

Cadastro de Usuários e Senhas: Permite atribuir a um grupo de usuários até 6 níveis de privilégio, desabilitando automaticamente os itens do Menu e Botões ao quais o usuário não tiver permissão de acesso. Você ainda poderá implementar de maneira fácil um controle a nível de banco de dados impedindo a exclusão e/ou alteração de registros. (veja exemplo com tabela paradox).


Pirataria: Registro da Licença de Uso do Software com data limite (validade do sistema), impedindo o uso indevido do seu software (pirataria).


Execução Simultânea: Você pode permitir ou não a execução de multiplas cópias do seu aplicativo na mesma máquina.


Segurança: Frase secreta de Criptografia e Configuração da Máscara para SENHA DE LIBERAÇÃO tornam sua senha única, impedindo que outros usuários, mesmo que utilizando uma cópia do RDacesso, consigam quebrar sua Senha e liberar o seu sistema. Agora, essas informações ficam CRIPTOGRAFADAS também no RDacesso (Form) assim não é possível visualiza-las com extractores de formulários ou editores, garantindo maior segurança para seu aplicativo.



Como funciona

Simplesmente arraste o componente para o Form principal, informe qual é o TMainMenu e pronto ! O RDacesso fará o resto, criando automaticamente um arquivo para REGISTRO do software e outro CADASTRO dos usuários, senhas e permissões.

- Não é necessário alterar o seu código fonte,
- Não requer TMainMenu ou TButtons específicos,
- Desabilita itens do menu automaticamente,
- Você pode optar por usar o AUTOLOG ou chamá-lo quando for necessário
- Telas de Login e Registro podem ser customizadas


Alguns comentários componente:

- O Usuário MASTER, definidos nas propriedades do componente, terá acesso irrestrito ao menu do Sistema e recurso do RDacesso. Você também poderá criar outros usuários com permissão de ADMINISTRADOR com os mesmos recursos.

- Permite criar GRUPOS de usuários definindo suas permissões em cada item do Menu Principal

- Permite criar novos Usuários, atribuindo um grupo, data limite para uso da senha, permissão ou não para alterar a senha etc.

- Quando o nível de privilégio para um item de menu for "0" (negado), o mesmo ficará invisivel automaticamente quando o usuário logar-se ao sistema.

- O nível de privilégio de cada item do menu é armazenado na propriedade TAG do componente TItemMenu, o tratamento do privilégio para SOMENTE LEITURA, GRAVAÇÃO ou EXCLUSÃO, deve ser feito por você, diretamente em seu aplicativo, porém é extremamente simples de ser implementado agregando ainda mais valor ao seu aplicativo (veja projeto exemplo).

A maneira mais simples de usar o componente é simplesmente cadastrar o usuário e permitir ou não o acesso aos forms de seu projeto.

Quando um usuário é "AUTENTICADO" pelo componente, as propriedades NOME e SENHA serão atualizadas, assim você pode verificar qual o usuário/senha esta logado ao sistema, permitindo gravar esta informação em arquivos de LOG para consultas futuras.



Por que devo usar o RDacesso ?

a) Valoriza a sua aplicação, pois facilmente você poderá oferecer à seu cliente uma poderosa ferramenta para cadastrar usuários, senhas e permissões de acesso, liberando e bloqueando ítens de Menu principal. Oferece segurança e proteção restringindo o acesso.


b) Pirataria: Através do REGISTRO / LICENÇA DE USO, você impede o uso indevido do seu aplicativo, seja por Limitação de Data, Número de cópias Instaladas e principalmente por cópias não autorizadas.


c)) Locação de Software: O RDacesso é ideal para controlar a VALIDADE do uso de seu sistema em Contratos de Locação, ou seja, você pode liberar o uso por um período e a medida que o usuário pagar a mensalidade, você libera por um novo período... assim você evita que um usuário continue utilizando o seu aplicativo sem estar pagando por ele e evita a desagradável visita para desinstalar o software, uma vez que ele automaticamente irá travar.



Telas

Propriedades e Eventos
Login e Alteração de Senha
Cadastro de Grupos e Permissões de Acesso
Cadastro de Usuários
Administração e Controle de Licenças
Registro e Liberação do Software


MENSAGEM

TEXTO